top of page
Buscar

A ABNT tem duas Normas de Design publicadas

Atualizado: 18 de mai. de 2019

Talvez não seja de conhecimento de muitos, mas a ABNT tem duas Normas de Design publicadas. Destina-se a incentivar a aplicação de boas práticas e organizar a informação no mercado ocupado por designers, empresas de design, prestadores de serviços, clientes e organizações envolvidas com as diversas áreas do design.

Tive a honra de ser o coordenador da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design (ABNT/CEE-219) na época, onde contei com a colaboração de renomados profissionais dos mais diversos setores, incluindo designeres com grande experiência, tanto na academia como profissional.


Neste período, foram publicadas as normas abaixo, que estão disponível na ABNT para aquisição:

ABNT NBR 16516:2016 - Serviços de Design - Terminologia

Esta Norma fornece as definições de termos específicos utilizados nos serviços de design. Destina-se a incentivar a utilização de uma terminologia uniforme e um entendimento comum dentro deste segmento de serviço.

Pretende-se que esta Norma seja utilizada por:

— pessoas e organizações envolvidas com serviços de design; e

— desenvolvedores de normas, guias, procedimentos e outros documentos normativos relativos às atividades de serviços de design.


Um dos termos que a Norma de terminologia estabelece, é o próprio conceito de design:

- Atividade intelectual, técnica, criativa, de planejamento, projeto e desenvolvimento que une elementos estéticos, simbólicos, funcionais, produtivos e do usuário, em sistemas, produtos, serviços, comunicação ou ambientes, cujo objetivo principal é criar valor e sentido, produzindo adequação, melhoria e/ou inovação.


ABNT NBR 16585:2017 - Serviços de Design - Diretrizes para boas práticas

Esta Norma fornece diretrizes sobre as boas práticas utilizadas nos serviços de design. Destina-se a incentivar a aplicação de tais práticas neste segmento. Pretende-se que esta Norma seja utilizada por pessoas e organizações envolvidas com as diversas áreas do design.


As duas normas foram desenvolvidas considerando diversas variáveis do segmento de design partindo sempre do princípio do que era consenso no grupo, mas certamente alguns casos específicos podem se sentir não atendidos pelas mesmas no seu detalhe.

O processo deve ser continuado e novas normas mais específicas para cada área do design devem ser desenvolvidas, assim como já acontece em outros segmentos.


Além disso, a Norma é dinâmica e cabe uma revisão à mesma periodicamente a fim de avaliar se a mesma merece alterações.


A participação nos Comitês Brasileiros e Comissões de Estudo da ABNT é voluntária e aberta a qualquer interessado.

bottom of page