Hoje fiquei sabendo de uma notícia que me deixou chocado: nas últimas três décadas, um terço dos recursos naturais da terra foram consumidos. Se continuarmos deste modo e nesta aceleração, não restará nada até 2050.
Esta pandemia é um momento muito crítico e sério. Mas é das crises que brotam novos hábitos, novas idéias, novos caminhos. E estou convicto que este momento vai acelerar muitas transformações que já vinham ocorrendo. A economia compartilhada, que valoriza o acesso muito acima da posse veio pra ficar.
E vim a conhecer, este conceito do LOWSUMERISM, não criado por mim, mas criado pela Box1824, uma empresa especializada em tendências de comportamento e consumo, que lançou o vídeo “The Rise of Lowsumerism”, que compartilho abaixo (uma vez que está disponível no Youtube), deixando claro que não detenho direitos autorais do mesmo.
É momento para pensar. Então dou um “spoiler” deste vídeo, com algumas perguntas que devemos nos fazer antes de fazer uma compra:
Eu realmente preciso disso?
Eu posso pagar por isso?
Eu não estou comprando este produto para me afirmar ou me sentir incluído em algum grupo?
Eu sei a origem deste produto e para onde ele vai depois?
Eu não estou sendo iludido pela publicidade e branding desta marca?
Eu acho que esta compra prejudica o planeta? Quantas destas compras o planeta suporta?
E, por fim, sugestões que o vídeo dá para cada compra:
Pense antes de comprar
Busque alternativas de menor impacto (conserte, pegue emprestado, etc)
Viva com o que é realmente necessário
Parece muito radical, eu concordo. Mas acho que vale pensarmos a respeito. E deixo uma pergunta: Nosso varejo está preparado para responder estas questões do consumidor?
Crédito: Box1824
#comportamentodeconsumo #comportamentodoconsumidor #retaildesign #arquiteturacomercial #arquiteturadevarejo #designdevarejo #arquiteturadeinteriores
Comments